sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Precisa-se de desenhistas/roteiristas...!

Hello, pessoal!!

Estive dando uma olhada num comportamento bem interessante, pra não dizer... preocupante. É uma tendência que tenho acompanhado por muito tempo, e já estive nessa situação. Principalmente em redes sociais, tem se tornado muito comum entre jovens escritores a procura por artistas que desenham, na esperança de uma possível parceria.

Engraçado é que nem todos os desenhistas são bons escritores, e os bons escritores nem sempre são bons desenhistas. Entretanto, existe um bloqueio que muitas vezes impede que boas parcerias sejam feitas. Talvez por parte de desenhistas que insistem em desenhar apenas aquilo que eles "acham legal", ou escritores rígidos como aço temperado, que não aceitam "opiniões alheias" que na verdade, podem colaborar para o enriquecimento de suas obras (afinal, é sempre bom ouvir uma segunda ou uma terceira opinião sobre o que escrevermos, e isso exclui família e amigos, já que eles sempre acharão o que fazemos lindo, mesmo se estiver horrível.).

Eu aprendi a me virar com desenhos, e sei que ainda tenho um árduo e longo caminho pra percorrer, já que eu não desenho como eu gostaria. Ainda tenho o agravante de ser preguiçosa e não poder dedicar aos desenhos o tempo necessário pra poder me aprimorar com mais rapidez (eu tenho que trabalhar fora pra me sustentar e pagar as contas da minha casa, pra quem não sabe). Mas eu consegui fazer um estilo de desenho aceitável, que combina com o meu roteiro, e assim eu me viro. O problema, nesse caso, é que não dá pra mandar o escritor fazer um curso de desenho pra transformar seus roteiros em ilustrações, e também não tem como colocar um desenhista numa escola de redação e interpretação de texto e esperar que o milagre aconteça da noite pro dia.

É possível ambos (desenhista e escritor) aprenderem o ofício do outro. Depende de muita dedicação, tempo, e paciência, o que faz a maioria desistir no meio do caminho por não ver resultados imediatos (que não vão aparecer, sinto muito). A solução para os impacientes é a parceria. E nesse caso, a procura por parceiros na arte é muito grande... E existem muitos ilustradores no Brasil e espalhados pelo exterior. O problema aí é criar esse vínculo entre os dois artistas, o que normalmente pode sair caro para o escritor, já que os ilustradores, principalmente em redes sociais de artistas (como o Deviant Art) cobram por seus serviços. E uma vez cobrado, o escritor será irredutível quanto a qualidade da obra. É por isso que incentivo os artistas a aumentarem seus círculos de amigos para facilitar o acontecimento dessas parcerias. Ou... Comecem a fazer um pé de meia!!

Oi, eu sou o Obata e faço boas parcerias, Yo!
É necessário um entrosamento, uma amizade entre os dois artistas, para que a obra seja bem conduzida. Assim, a fluidez do roteiro com os desenhos é vista por todos. Exemplo? Takeshi Obata. O cara não tem mangás feitos apenas por ele, é um artista que trabalha bem em parceria. E com Tsugumi Ohba conseguiu fazer grandes sucessos de vendas como Death Note e Bakuman. Acho que não preciso atestar mais nada aqui, né?


Bom, aos que estão à procura de desenhistas e ainda não os encontraram, ainda acho que fazer uma conta no Deviant Art é uma boa ideia. Lá os escritores pode postar suas histórias e seguir desenhistas, que certamente vão ler suas obras. Façam amizades e encontrem pessoas que possam trabalhar em conjunto. Mas nunca deixe de escrever, ou de ilustrar. Mantenha sua ideia sempre atualizada, não a guarde numa gaveta. Uma hora aparece!

Beijos a todos!!

17 comentários:

  1. Boas dicas! Acho que o caminho é esse mesmo! E o entrosamento com um possível parceiro não é algo que surge da noite pro dia, então o povo tem que ter paciÊncia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por ler e pelo elogio, Rafa! De fato, a parceria é o tipo de coisa que pra ambos os lados deve ser cultivada com paciência. É possível, mas precisa de muita dedicação pra isso. Espero que outros leiam e tirem proveito. :D

      Excluir
  2. Olha eu acho dificil alguém que nao desenha desde mais pequeno ficar bom nos desenhos. Nao é impossivel, mas é raro de se ver. Eu pelo menos nunca vi. Acho que é mais facil aprender a escrever roteiros aceitaveis do que desenhos aceitaveis, mas fazer um roteiro de mestre eu acho que é bem mais dificil do que dominar a arte do desenho, eu acho que pra ser um mestre dos roteiros é necessário ter um alto nivel intelectual, já nos desenhos, se você já nasce com sangue de desenhista, treinando duro acho que qualquer um chega na perfeicao, acho que oque é decisivo nesse caso é a vontade mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que treino e dedicação transforma o artista, mas o amor por aquilo que produzimos é mais forte do que as dificuldades que enfrentamos. E um escritor pode se tornar um desenhista, mas muito mais pra quebrar um galho, do que pra ser um ilustrador profissional. Acho que isso se aplica no caso do desenhista também, quando quer se tornar um escritor. Mas esses são os casos em que a necessidade aperta e fala mais alto. XDDD

      Excluir
  3. Acredito que parcerias são sempre bem vindas, desde que role uma química entre ambos os envolvidos. Um exemplo que sigo é do CLAMP. Elas começaram com 11(?)integrantes e o número se reduziu para 4.

    Acho que você não deve forçar ser algo que não é. Curte desenho, vai desenhar, gosta de escrever, escreva!

    Há também bons desenhistas que escrevem maravilhosamente bem, uma coisa não anula a outra. O que manda é a perseverança.

    Não ilustraria qualquer roteiro, mas nunca recusaria sem ler e reler um projeto.

    Bom, é um assunto pra horas de discussão... Adorei o texto!
    Takamura do blog: Tatsu Estúdio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Taka-san! É sempre um prazer receber pessoas como você aqui no blog.
      O texto é bem reflexivo mesmo, pra se pensar nas possibilidades e em como os autores podem trabalhar em conjunto. Mas obviamente, uma equipe como o CLAMP, ou mesmo o SEASONS aqui no Brasil se consolidam com respeito pelo que é especialidade de cada artista e principalmente pela amizade que existe entre os membros, não é uma relação meramente comercial no fim das contas. Esse tópico poderia gerar mais temas para serem discutidos, e colocados em pauta por artistas que trabalham individualmente e querem aumentar suas equipes.

      Um Beijo, Taka-San! E obrigada por passar por aqui!! o/

      Excluir
  4. Gostei do texto,Kari! Passa bem a situação atual... outra coisa que eu vejo muito é pessoas 'achando-se' escritores, por exemplo: o moleque le um Bakuman, assiste um Naruto, escreve uma mistureba cheia de erros de português e sai na busca por um desenhista que de forma pra 'arte' dele. Falta preparo na parte do escrever como falta preparo na arte do desenhar (a velha lenda do desenhista que nasce feito). E digo mais: é mais fácil um escritor dedicado aprender a desenhar e fazer algo que presta, mesmo que não seja aquela arte de encher os olhos (e tai o criador do Snoopy que não me deixa mentir), mas que conquiste o leitor no texto, do que um desenhista 'bão' conseguir enganar com um roteiro mequetrefe e traço espetacular. Enfim, todos precisamos de prática e treinamento, senão esquece!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Captou a essência da mensagem com maestria, como sempre, né, mana Onçana? :3
      Ambos os lados precisam se aprimorar e buscar melhorar naquilo em que eles já são bons. Se conseguirem fazer seu melhor, o resultado será satisfatório. E a Lenda do Artista que Nasce Feito deveria se tornar tema de filme de ficção científica... ¬¬ XD

      Boa, mana!!

      Excluir
  5. Ótimo post Kari...
    Eu tomei contato com isso tudo nos ultimos anos e realmente vi que precisava de pessoas pra olhar de fora o que eu estava fazendo...
    Nessa minha caminhada conquistei tanto colaboradores quanto amigos de internet que estão comigo em tudo o que faço...
    Desde ilustrador pra séries hentai até escritoras e tudo a 0800!!
    assino embaixo o que vc disse e acredito que temos que usar uma coisa que a internet nos proporciona hj em dia que se chama NETWORKING!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Felipe! Não existe parceria se não houver primeiro AMIZADE entre os artistas. Isso alimenta o mercado underground e pode ser o suporte do nosso mercado editorial no futuro. É só saber direcionar isso pro lugar certo. :D

      Fico feliz de ter agradado com o post, quero fazer mais posts informativos assim pro pessoal, compartilhar experiências e principalmente, consolidar as amizades! o/

      Bjos, man!

      Excluir
  6. Acho muito legal quando roteiristas e desenhistas se unem pra fazer uma história. Porque as vezes é aquela coisa, o potencial deles não está sendo aproveitado 100% sozinhos, mas em dupla eles arrasam e se complementam. Gosto muito dos trabalhos da dupla Ohba e Obata porque a gente percebe todo um trabalho detalhado na roteirização e um desenho impecável. Se eles trabalhassem sozinhos, o resultado poderia ser diferente.
    Grupo CLAMP, a mesma coisa. Tanto que elas são conhecidas como um GRUPO, e não separadamente.
    Fora a questão de saber trabalhar em equipe, numa sociedade como a nossa isso é extremamente importante, saber ouvir a opinião dos outros e talz.

    Também aprendi a me virar com desenho, coisa que eu apanho até hoje (se não evoluir em cores, vou contratar algum colorista pras capas ahaauhuhua) mas também não deixo o roteiro de lado, acho importante se aprimorar nos dois.

    Bom, em prática estou fazendo um projeto em parceria (entro com o desenho e adaptação das páginas) mas eu tive algumas “liberdades” na hora de adaptar pra HQ. XD

    Gostei do post e espero que venham mais! /o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, é, Yumi! É uma boa sempre termos isso em mente, porque infelizmente nem sempre é possível uma parceria...! E as equipes devem sempre fazer o conjunto funcionar. quando conseguem, o trabalho é maravilhoso.

      Obrigada! Estou preparando mais posts como este...!

      Excluir
  7. Oi Kari, tudo bem?? Estou fazendo meu TCC sobre quadrinhos independentes e gostaria de saber se não tem problema colocar algo sobre o spy project nele? Irei colocar imagens para mostrar estilos diferentes de fanzines.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, q legal, Mary!! Pode fazer o q quiser! Aproveite as págs do cap 1 q tenho aqui postadas, pq são desenhos bem mais recentes. :3

      Excluir
  8. A maioria dos roteiristas que me deparei eram extremamente exigentes com aquilo que eles descreviam; liberdade artística zero. E os que não eram exigentes acabavam sendo aqueles que abandonavam o projeto um tempo depois.
    Achar um roteirista maleável e, ao mesmo tempo, sério e compelido sempre foi um desafio pra mim.
    Então resolví aprender a "escrever" e virei meu próprio roteirista.

    ResponderExcluir
  9. Sou tanto roteirista quanto desenhista, mas quando se trata de trabalho em conjunto só fiz experimentações trabalhando como desenhista mesmo (geralmente projetos de animação da faculdade). As pessoas com quem trabalhei são bem legais e aceitam sugestões e tudo mais até porque entendem que a história que estão fazendo é para alcançar o maio público possível (ou um determinado tipo de público em certos casos), e não uma história de cunho pessoal somente. Bom, claro que nem tudo são flores e geralmente é mais fácil trabalhar com alguém com quem se tem mais afinidade. Adorei o post e o assunto abordado. ^^

    ResponderExcluir
  10. Ola Sou ilustrador, ESTOU À Procura de freelas! De UMA olhada no Meu Portfólio: http://totalartestudio.wix.com/rafaelsantos
    Se Gostar, Responda-me atraves de Totalartestudio@gmail.com
    Abraço!

    ResponderExcluir