sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Precisa-se de desenhistas/roteiristas...!

Hello, pessoal!!

Estive dando uma olhada num comportamento bem interessante, pra não dizer... preocupante. É uma tendência que tenho acompanhado por muito tempo, e já estive nessa situação. Principalmente em redes sociais, tem se tornado muito comum entre jovens escritores a procura por artistas que desenham, na esperança de uma possível parceria.

Engraçado é que nem todos os desenhistas são bons escritores, e os bons escritores nem sempre são bons desenhistas. Entretanto, existe um bloqueio que muitas vezes impede que boas parcerias sejam feitas. Talvez por parte de desenhistas que insistem em desenhar apenas aquilo que eles "acham legal", ou escritores rígidos como aço temperado, que não aceitam "opiniões alheias" que na verdade, podem colaborar para o enriquecimento de suas obras (afinal, é sempre bom ouvir uma segunda ou uma terceira opinião sobre o que escrevermos, e isso exclui família e amigos, já que eles sempre acharão o que fazemos lindo, mesmo se estiver horrível.).

Eu aprendi a me virar com desenhos, e sei que ainda tenho um árduo e longo caminho pra percorrer, já que eu não desenho como eu gostaria. Ainda tenho o agravante de ser preguiçosa e não poder dedicar aos desenhos o tempo necessário pra poder me aprimorar com mais rapidez (eu tenho que trabalhar fora pra me sustentar e pagar as contas da minha casa, pra quem não sabe). Mas eu consegui fazer um estilo de desenho aceitável, que combina com o meu roteiro, e assim eu me viro. O problema, nesse caso, é que não dá pra mandar o escritor fazer um curso de desenho pra transformar seus roteiros em ilustrações, e também não tem como colocar um desenhista numa escola de redação e interpretação de texto e esperar que o milagre aconteça da noite pro dia.

É possível ambos (desenhista e escritor) aprenderem o ofício do outro. Depende de muita dedicação, tempo, e paciência, o que faz a maioria desistir no meio do caminho por não ver resultados imediatos (que não vão aparecer, sinto muito). A solução para os impacientes é a parceria. E nesse caso, a procura por parceiros na arte é muito grande... E existem muitos ilustradores no Brasil e espalhados pelo exterior. O problema aí é criar esse vínculo entre os dois artistas, o que normalmente pode sair caro para o escritor, já que os ilustradores, principalmente em redes sociais de artistas (como o Deviant Art) cobram por seus serviços. E uma vez cobrado, o escritor será irredutível quanto a qualidade da obra. É por isso que incentivo os artistas a aumentarem seus círculos de amigos para facilitar o acontecimento dessas parcerias. Ou... Comecem a fazer um pé de meia!!

Oi, eu sou o Obata e faço boas parcerias, Yo!
É necessário um entrosamento, uma amizade entre os dois artistas, para que a obra seja bem conduzida. Assim, a fluidez do roteiro com os desenhos é vista por todos. Exemplo? Takeshi Obata. O cara não tem mangás feitos apenas por ele, é um artista que trabalha bem em parceria. E com Tsugumi Ohba conseguiu fazer grandes sucessos de vendas como Death Note e Bakuman. Acho que não preciso atestar mais nada aqui, né?


Bom, aos que estão à procura de desenhistas e ainda não os encontraram, ainda acho que fazer uma conta no Deviant Art é uma boa ideia. Lá os escritores pode postar suas histórias e seguir desenhistas, que certamente vão ler suas obras. Façam amizades e encontrem pessoas que possam trabalhar em conjunto. Mas nunca deixe de escrever, ou de ilustrar. Mantenha sua ideia sempre atualizada, não a guarde numa gaveta. Uma hora aparece!

Beijos a todos!!